Este mês quisemos deixar aos nossos alunos do 1.º ciclo mensagens generosas e palavras de alegria, de sonho, de desejos,... com duas histórias: "O Natal do pequeno Pisco", de Jan Feranley, para o 1.º e 2.º ano e "O menino que oferecia palavras", de Peter H. Reynolds, para o 3.º e 4.º ano.
Os alunos mais novos compreenderam que o pequeno Pisco deu todas as camisolas que tinha aos seus amigos sem esperar nada em troca, mostrando empatia, cuidado e atenção por todos eles apenas para os ajudar a sentirem-se mais quentinhos.
Os alunos mais velhos aprenderam que as palavras têm o poder de "aquecer o coração" ou de nos deixar "com frio". Por isso, tal como o Jaime, a personagem principal da história, quiseram construir a sua árvore das palavras luminosas, cintilantes, inspiradoras e de festa para as oferecerem ao longo do ano a quem mais gostam.
![]() |
| Queres ouvir? Eu conto! |
Os alunos do 8.º ano ouviram ler "Natal", de Miguel Torga, um conto não muito fácil de entender em meio citadino, mas com a perspetiva de um tempo em que a sobrevivência dependia da generosidade dos outros.
"De sacola o bordão, o velho Garrinchas fazia os possíveis por se aproximar da terra." (...)






Nenhum comentário:
Postar um comentário