18 dezembro 2025

Queres ouvir? Eu conto!

 Este mês quisemos deixar aos nossos alunos do 1.º ciclo mensagens generosas e  palavras de alegria, de sonho, de desejos,... com duas histórias: "O Natal do pequeno Pisco", de Jan Feranley, para o 1.º e 2.º ano e "O menino que oferecia palavras", de Peter H. Reynolds, para o 3.º e 4.º ano.

Os alunos mais novos compreenderam que o pequeno Pisco deu todas as camisolas que tinha aos seus amigos sem esperar nada em troca, mostrando empatia, cuidado e atenção por todos eles apenas para os ajudar a sentirem-se mais quentinhos. 

Os alunos mais velhos aprenderam que as palavras têm o poder de  "aquecer o coração" ou de nos deixar "com frio". Por isso, tal como o Jaime, a personagem principal da história, quiseram construir a sua árvore das palavras luminosas, cintilantes, inspiradoras  e de festa para as oferecerem ao longo do ano a quem mais gostam.


Queres ouvir? Eu conto!


Os alunos do 8.º ano ouviram ler  "Natal",  de Miguel Torga, um conto não muito fácil de entender em meio citadino, mas com a perspetiva de um tempo em que a sobrevivência  dependia da generosidade dos outros.


"De sacola o bordão, o velho Garrinchas fazia os possíveis por se aproximar da terra." (...)
Podia, realmente, ter ficado em Loivos. Dormia, e no dia seguinte, de manhãzinha, punha-se a caminho. Mas quê! Metera-se-lhe em cabeça consoar à manjedoira nativa... E a verdade é que nem casa nem família o esperavam. Todo o calor possível seria o do forno do povo, permanentemente escancarado à pobreza. Em todo o caso sempre era passar a noite santa debaixo de telhas conhecidas, na modorra dum borralho de estevas e giestas familiares, a respirar o perfume a pão fresco da última cozedura..."

Nas turmas do 5.º ano,  a professora Cristina Félix leu o conto de Ana Saldanha "Ninguém dá prendas ao Pai Natal", não só com esta figura lendária, mas também com as personagens bem conhecidas de outros contos que se uniram depois numa ceia diferente.



 






Nenhum comentário: