Literacia dos Media

O Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar é um documento de apoio para as bibliotecas, professores bibliotecários e demais docentes desenvolverem nos alunos novas competências ligadas a diferentes literacias em resposta aos desafios impostos pela Sociedade da Informação  e pela  constante evolução das novas tecnologias nas últimas décadas.
 Os media tornaram-se uma presença constante na nossa vida quotidiana e influenciam os nossos valores, crenças, atitudes e comportamentos, contribuindo para a construção da identidade individual e da identidade social e coletiva. por isso, é importante dotar os alunos dos conhecimentos necessários para o seu uso responsável, ético, crítico e informado sendo a Literacia dos Media uma das literacias trabalhadas pelas bibliotecas em articulação com as diferentes áreas disciplinares. 

Conhece a página da RBE e explora as diferentes propostas de atividades  no âmbito da Literacia dos Media organizadas por ciclos de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundáriopara conhecer, produzir e refletir.




Conhece outros documentos, recursos e  programas de apoio ao desenvolvimento da Literacia dos Media.

                                                  Referencial Educação para os Media




"Os cidadãos, enquanto consumidores de media, confrontam-se com desafios cada vez maiores face à quantidade e à diversidade de dados e de informação, o que exige níveis de literacia cada vez mais apurados e sofisticados nesta área." (Referencial de Educação para os Media, 2014).


Webinar DGE sobre o Referencial de Educação para os Media:







A Rede de Bibliotecas Escolares associou-se à parceria entre a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - ERTE (Direção Geral da Educação) e a Associação  Associação Portuguesa de Anunciantes - APAN para desenvolvimento do Programa Media Smart, que visa trabalhar princípios de literacia em publicidade.
  Trata-se de “um programa sem fins lucrativos, de literacia sobre a publicidade nos diversos media (meios de comunicação social), destinado a crianças entre os 7 e os 11 anos de idade, para ensiná-las a pensar de forma crítica sobre a publicidade no contexto das suas vidas diárias.”

O Media Smart:



  • disponibiliza materiais gratuitamente,  em formato digital e impresso, aos professores, alunos e pais,  nas escolas com 1.º e 2.º ciclos;
  • realiza atividades de formação - sessões informativas com especialistas, presenciais e a distância - sobre “Literacia para os Media”;
  • apresenta um conjunto de hiperligações e vídeos associados ao tema;
  • divulga artigos de opinião;
  • promove concursos e atribui prémios  às escolas participantes e vencedoras.



  • Todos os  materiais estão disponíveis na página da Internet do Media Smart, incluindo:



  • Módulo 1. Introdução à publicidade (Manual para os professores. Crianças  dos 7 aos 11 anos);
  • Módulo 2. Publicidade dirigida a crianças;
  • Módulo 3. Publicidade não comercial.


  • Os  módulos são acompanhados de fichas de trabalho e de um CD.

                           Webinar DGE Media Smart Programa de Literacia para a Publicidade






    O MILObs define-se como um Observatório sobre Media, Informação e Literacia que acompanha, monitoriza e divulga o que se faz no domínio da Educação para os media, em Portugal e no estrangeiro, ao mesmo tempo que promove a Literacia Mediática junto dos diferentes setores da sociedade.


    Em 2009, a Fundação Evens atribuiu ao Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e ao British Film Institute (Inglaterra) a distinção “Prize for Intercultural Education 2009 – Media Education“.
    A candidatura apresentada pelo CECS (com equipa constituída pelos investigadores Sara Pereira, coordenadora, Luís Pereira e Manuel Pinto) traduziu-se num projecto intitulado Media Education in Booklets: Learning, Knowing and Acting.
    O prémio atribuído pela Evens Foundation, da Bélgica, que teve o alto patrocínio da Comissária Europeia para a Informação, a Sociedade e os Media, Viviane Reding, visava “realçar a importância da Educação para os Media e promover o desenvolvimento de propostas sustentáveis neste âmbito, dirigidas a crianças na Europa”.





    Nenhum comentário: