Este mês optamos por dar destaque a quatro autores de banda desenhada que criaram personagens bem conhecidas e intemporais: Astérix, Mafalda, Tintim e Charlie Brown e o seu cão Snoopy.
Alberto Uderzo nasceu em Fismes, França, em 1927, filho de imigrantes italianos. Desde o jardim de infância, manifesta uma espantosa queda para o desenho. Totalmente autodidata, passa o tempo a desenhar, enchendo os cadernos escolares com esboços surpreendentes. Apaixonado pelos heróis de Walt Disney, sonha trabalhar na indústria dos filmes de animação. Aos dez anos, começa a desenhar personagens narigudos…
Após a segunda Guerra Mundial tornou-se repórter-desenhador e trabalhou para diversas revistas, criando ou desenhando novos heróis. Em 1947 conhece André Goscinny com quem criou famoso herói gaulês Astérix, um resistente ao domínio do império romano. A primeira prancha de “As aventuras de Astérix” foi publicada em 29 de outubro de 1959 na revista “Pilote” e teve um éxito imediato com mais de 300 mil exemplares vendidos no primeiro dia.
No dia 5 de novembro de 1977, dá-se um trágico acontecimento: René Goscinny morre durante uma prova de esforço. O choque é terrível para Albert Uderzo.A partir dessa altura, Alberto Uderzo retoma sozinho as aventuras do herói gaulês.
Em cinquenta anos, Astérix tornou-se um fenómeno no mundo da edição. Os números falam por si: 34 álbuns traduzidos em 107 línguas ou dialetos, 11 filmes, um parque temático com o seu nome, centenas de produtos derivados e muitos outros projetos. Uderzo faleceu no dia 24 de março de 2020, com 92 anos, em Neuilly-sur-Seine, França
QUINO
Quino foi um cartunista e humorista argentino, autor das famosas tiras do personagem Mafalda.
Joaquim Salvador Lavado, nasceu em Mendoza, na Argentina, no dia 17 de julho de 1932. Desde pequeno recebeu o apelido de Quino para diferenciar do tio Joaquim. Filho de imigrantes espanhóis ficou órfão de mãe e de pai. Com grande vocação para o desenho ao terminar a escola primária foi matriculado na Escola de Belas Artes de Mendoza. Em seguida, ingressou na Faculdade de Belas Artes, mas em 1949 resolveu abandonar o curso e dedicar-se ao desenho de quadrinhos e de humor gráfico.
Em 1964 criou sua principal personagem, “Mafalda”, uma menina contestadora e inteligente, que foi criada para uma campanha publicitária e logo ganhou vida e encantou os leitores.
Em 1976, Quino mudou-se para Milão, na Itália, e seu trabalho aos poucos foi conquistando o mundo. Em 1977, a pedido da UNICEF, as tirinhas da Mafalda ilustraram a Edição Internacional da Campanha Mundial de Declaração dos Direitos da Criança. Em 1982, Quino foi eleito o “Desenhista do Ano”.
O trabalho de Quino recebeu vários prémios internacionais, entre eles, o “Prémio das Astúrias de Comunicação e Humanidades”, na Espanha, em 2014.
HERGÉ
Georges Prosper Remi conhecido pelo nome Hergé, nasceu em Etterbeck, na Bélgica. Foi um escritor, artista, e desenhista de banda desenhada. Tornou-se famoso como criador do consagrado e mundialmente conhecido personagem e herói Tintim, em “As Aventuras de Tintim”, que ele escreveu e ilustrou a partir de 1929 até à sua morte em 1983.
Conhecido como o Walt Disney Europeu, Hergé criou diversos personagens além de Tintim, tais como Quim e Filipe (Quick et Flupke), dois meninos que vivem aventuras urbanas. O estilo impecável de Hergé e o soberbo uso de cores levou-o a ser aclamado internacionalmente
Os álbuns de Tintim, como os de outros personagens criados por Hergé, são lidos em mais de 40 línguas pelo mundo fora.
SHULZ
Charles Monroe Schulz foi um cartunista americano, criador da série Peanuts e das personagens Charlie Brown e seu cachorro da raça beagle chamado Snoopy, entre outros.
Iniciou a série de desenhos do Snoopy (Peanuts) em 2 de outubro de 1950 e desenhou-os por mais de 50 anos, até se aposentar em virtude da sua doença, em 14 de dezembro de 1999. Schulz faleceu em 12 de fevereiro de 2000, vitimado por um ataque cardíaco, com 77 anos. A sua última tira foi publicada um dia depois, 14 de fevereiro, uma tira em que se despedia de seus fãs e de seus personagens queridos.
As suas personagens tiveram grande êxito porque retratavam a vida quotidiana escondendo uma mensagem atrás de si.
Em 28 de Junho de 1996, ganhou uma estrela na calçada da fama de Hollywood.
Mantemos a nossa atividade relacionada com a personalidade do mês!
Acede ao QRcodes abaixo, responde às perguntas e envia por email para:
Torna-te uma estrela da BE!
Mantemos a nossa atividade relacionada com a personalidade do mês!
Acede ao QRcodes abaixo, responde às perguntas e envia por email para:
Torna-te uma estrela da BE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário