09 fevereiro 2020

Personalidades do mês - fevereiro 2020


O Dia de S. Valentim e a celebração do AMOR


Em quase todo o mundo se celebra o dia 14 de fevereiro como o Dia dos Namorados, simbolizando os laços de amor que unem os seresd humanos, sobretudo o amor a dois.
E é certo que todos nós gostamos de uma bela história de AMOR, seja ela nos livros, nos filmes, nas canções, ou… na vida real!

Pois é! Por isso a Biblioteca Escolar decidiu celebrar o mês de fevereiro relembrando alguns dos mais célebres pares amorosos do Mundo!


Pedro e Inês (século XIV)



     Quem entra no Mosteiro de Alcobaça fica maravilhado com estas obras de arte: os túmulos de D. Pedro I e de D. Inês de Castro, que contam a história trágica deste amor real.

       D. Pedro era filho do rei D. Afonso IV e casara com uma princesa castelhana, D. Constança Manuel, com quem teve os seus filhos legítimos. Mas o príncipe D. Pedro, um jovem impulsivo, apaixonou-se por uma dama de companhia da sua esposa, a bela dama galega, Inês de Castro.

      E quando D. Constança faleceu, Pedro passou a viver com Inês de Castro, de quem teve três filhos. O casal chegou a viver numa quinta em Gaia, perto do local onde hoje existem as Escolas D. Pedro I e a Secundária Inês de Castro, assim batizadas em homenagem ao casal. 

      Mas o rei D. Afonso IV não aprovava esta relação, pois era preciso que o herdeiro do trono voltasse a casar e D. Pedro não queria ouvir falar de tal coisa. Por isso, o rei acabou por mandar matar a bela dama, o que aconteceu em Coimbra.

      D. Pedro ficou cego de dor e jurou vingança. Quando o pai morreu, o rei mandou matar os assassinos de Inês e declarou-a rainha, tendo mandado fazer dois túmulos, lado a lado, para que nunca mais ninguém os separasse.




   

Romeu e Julieta (ficção, Itália, século XVI)


  
Quem não conhece estes famosos apaixonados?
Romeu e Julieta são personagens de uma das mais famosas peças de teatro de William Shakespeare! Um amor trágico, entre jovens de famílias inimigas.
Esta história ficou tão famosa, que muita gente acredita que os jovens existiram mesmo e, em Verona (Itália), milhares de turistas visitam aquela que consideram a “janela” de Julieta, a quem escrevem cartas apaixonados do mundo inteiro.

https://www.segueviagem.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Casa-di-Giulietta-Verona

 A Dama e o Vagabundo (Disney, século XX)


Quem disse que o amor é só para os humanos?
Haverá alguém que não conheça este casal de quatro patas criado pelos estúdios da Walt Disney?
Pois é, no filme A Dama e o Vagabundo, a história de amor canino é a estrela!


                                    https://br.web.img3.acsta.net/c_215_290/medias/nmedia/18/94/05/35/20299477.jpg










Nenhum comentário: