15 dezembro 2019

Homenagem a Sophia no novo espaço da Biblioteca Escolar


Não podia ser mais adequado unir a homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen à abertura do novo espaço da Biblioteca Escolar. Foi no dia 10 de dezembro, neste ano em que se celebra o centenário do  seu nascimento. 

Ela que na na sua infância

"... antes de saber ler, ouvi recitar e aprendi de cor um antigo poema tradicional português, chamado Nau Catrineta. Tive assim a sorte de começar pela tradição oral, a sorte de conhecer o poema antes de conhecer a literatura." e

As bibliotecas, sejam elas escolares ou não, têm essa grande função de promover a leitura e o conhecimento.






O programa,  todo ele à volta da escrita de Sophia, começou com uma dança inspirada na "Menina do Mar", por alunos do 3º ano da escola das Devesas. Momento de grande graciosidade e leveza. 



O Clube de Música inaugurou o novo espaço da Biblioteca com algumas canções



 Um momento alto foi o da  dramatização de "O colar" por alguns alunos dos 9º A, B e D encenados pela professora de Português, Liliana Magalhães.







Seguiram-se várias leituras de excerto de obras e de poemas por alunos, encarregados de educação e professores.
Abriu-se ainda a exposição de trabalhos feitos por alunos nas aulas de Educação Visual, subordinados a poemas e excertos de obras de Sophia. Esta exposição poderá ainda ser vistada até janeiro.














A assistir a esta homenagem pudemos contar com a presença de Isabel Andresen Sousa Tavares, filha de Sophia, o que muito nos honrou.




Nenhum comentário: